Cervejas artesanais estão em alta no Brasil, porém isso não é uma situação tão recente assim. 

A primeira cervejaria artesanal surgiu no país em 1908, em Canoinhas, Santa Catarina. 

A cervejaria Canoinhense foi fundada por Otto Loeffler, seguindo  as receitas da família passadas por cinco gerações para produzir as cervejas, que sempre foram produzidas de acordo com a Lei da Pureza Alemã. Uma outra característica da Canhoinhense, eram os tonéis de carvalho utilizados pela Canoinhense importados da Alemanha há mais de um século.

O que a Canoinhense tem a ver com o dia da cerveja Brasileira?

“O mestre cervejaeiro da marca, Sr. Ruprecht Loeffler, é uma importante figura da história das cervejas no Brasil, já que era o mestre cervejeiro mais antigo e que ainda exercia suas atividades no país, tanto que, desde 2012, no dia 05 de junho é comemorado o Dia da Cerveja Brasileira como uma forma de homenageá-lo, já que nesse dia ele faria aniversário”, 

explica Rogéria Xerxenevsky, sócia proprietária da X Craft Beer.

Assim como a Canoinhense, a X Craft Beer também possui em seu DNA uma forte ligação com o país, começando pelo local em que a marca foi fundada em 2014: Brasília, capital do país. A marca foi umas das pioneiras quando se fala em cerveja artesanal na cidade. Com o crescimento da X Craft Beer, a cervejaria então se mudou para São Paulo, a maior cidade do país. 

“Hoje em dia é possível encontrarmos marcas brasileiras conquistando medalhas em premiações internacionais, então como os consumidores estão cada vez mais exigentes, as cervejarias estão investindo em produções sofisticadas e com ingredientes selecionados”, diz Rogéria.

Cartão-postal de Brasília

Para brindar o Dia da Cerveja Brasileira, a X Craft Beer possui uma cerveja perfeita para ocasião. A 61IPA recebeu este nome em homenagem a Brasília, que tem o 61 como código de área. No rótulo, é possível ver uma ilustração da Catedral Metropolitana de Brasília.

De cor dourada e espuma branca com boa formação e estabilidade, possui aroma de frutas tropicais que remetem principalmente ao maracujá. A garrafa de 500ml sai por R$21 no site oficial da marca.

Para comemorar a data, está publicado no Homem na Cozinha uma receita de drink especialmente preparada para a data.