O Arremesso de Machado é um esporte surgido no Canadá

Um esporte que alia precisão com rusticidade tem crescido a cada dia no mundo, acaba de chegar ao país, na sempre precursora cidade de São Paulo. O Arremesso de Machado é um esporte surgido no Canadá já é febre na América do Norte e ao que tudo indica ganhará muitos praticantes no Brasil. 

Considerada a mais antiga das ferramentas, com quase dois milhões de anos, até hoje o machado faz parte do cotidiano da humanidade. Com a evolução, ele passou da idade da pedra lascada para a idade do bronze e ganhou também campos de batalha, como uma arma mortal.

O Esporte

O esporte consiste no lançamento de um machado em direção a um alvo de madeira com 92 cm de diâmetro, com distância do arremessador de 12 pés (3,66 metros). Apesar da sua aparente rusticidade é um esporte de precisão e que pode ser praticado – e disputado – em igualdade de condições por homens e mulheres. É um esporte seguro, que alia técnica, precisão e diversão.

As equipes contam com um número de 1 a 6 jogadores que disputam as partidas de 12 rounds simultâneos em duas canchas. Na metade dos rounds, as canchas são invertidas com o objetivo de propiciar as mesmas condições a cada equipe. 

A pontuação é semelhante à dos outros esportes de alvo, com as áreas de pontuação de 1 a 6 (de fora para dentro dos círculos, sendo que o alvo vermelho vale 6 pontos). Na última rodada, entretanto, o jogador que está perdendo pode optar por um Killing Shot e mirar nos círculos azuis, para obter 10 pontos. O anúncio prévio dessa tentativa é obrigatório. 

Como surgiu

O Canadá é o grande responsável pelo novo esporte. No ano de 2006, o bartender e ator canadense, Matt Wilson, começou a lançar machados no quintal dos fundos de sua casa como forma de reunir os amigos e familiares. No inicio, sua equipe contava com apenas oito membros. Hoje, treze anos depois, ele lidera um grupo de quatrocentos profissionais, que ensinam o esporte a mais de 300.000 pessoas todo ano. Matt é o fundador e CEO da liga BATL (Liga dos Lançadores de Machado do Quintal dos Fundos), a qual opera em mais de vinte localidades da América do Norte.

A Experiência do Arremesso de Machado 

Fachada Hatchet
Fachada da Hatchet House Brasil

Estive no pré lançamento da casa Hatchet House Brasil em São Paulo para conhecer o espaço e o esporte. 

“Dedicamos muito tempo para esse projeto e cuidamos de cada detalhe com muita responsabilidade. O fato da nossa estrela ser um artefato tão antigo, que foi utilizado nas guerras das Idades Média e Antiga, traz significado e história para a casa”, ressaltam Roberto, Felipe e Alexandre Darienzo (pai e filhos), sócios da casa, residentes nos EUA há 15 anos.

Em um galpão de de 600 m2 que integra gastronomia, bar, música, loja e o principal: oito pistas de arremesso de machado espalhadas por todo o ambiente, com aula e orientação de monitores para a prática da atividade. 

“Arremessar uma ferramenta tão milenar e vê-la cravar no centro do alvo é uma experiência indescritível”, revela Joseph Van Sebroeck, um dos idealizadores.

O cardápio, cuidadosamente elaborado pelo chef André Leiras, traz pratos que vão desde carnes como cordeiro até opções veganas e você pode conferir nossas impressões no Homem na Cozinha. 

Serviço

Hatchet House Brasil

Rua Prof. Vahia de Abreu, 587 Vila Olimpia, SP
Terça a Quinta das 16h às 22h30
Sexta e Sábado das 16h às 00h30
Domingo das 14h às 20h
WiFi
Estacionamento em frente (não conveniado)
Informações: (11) 3842-6387 ou Whatsapp (11) 95699-4242
www.hatchethousebrasil.com