As férias de verão chegaram e com elas chegou a temporada de roadtrip que você acompanhava no Homem na Cozinha e gradativamente será migrada para o Homem na Caverna. Pela primeira vez em muito tempo, decidi que viajaria com o meu próprio carro e não com algum carro de frota de montadora. Para isso, levei meu bravo sedan ao médico oops mecânico para a manutenção do carro pré viagem. 

Pneus

Os pneus já estavam há algum tempo me incomodando e fiz um planejamento para trocá-los. Realizei a troca dos 4 pneus, sempre atentando para as especificações de fábrica. Isso é essencial para a segurança. 

Mesmo que seu pneu seja pouco rodado, é importante verificar se o mesmo não encontra bolha, rasgos ou rachaduras por ressecamento. 

Lubrificantes

Como ainda não rodamos todos com carros elétricos, os lubrificantes são parte essencial do funcionamento de um carro térmico/a combustão. Atualmente, a maioria dos fabricantes recomendam a troca do óleo a cada 10.000 km. 

Como o óleo do meu carro estava há 1.000 km da troca, já fiz a troca dele, juntamente com filtros de ar, óleo e combustível. 

O fluído de freio, também deve passar por uma inspeção. 

Carro na garagem
Foto: Mike

Suspensão

No Brasil, a suspensão é uma das partes mais atingidas pelo esforço do carro. No meu caso, o que era uma simples bucha rompida, se transformou na troca dos dois amortecedores e do braço da suspensão. 

Sempre faça uma inspeção desse parte do carro e faça os reparos, principalmente se você for pegar estradas de terra ou estradas sinuosas. 

Lâmpadas

Verifique todas as lâmpadas do carro e faça uma regulagem do farol. Alguns carro mais modernos,  já possuem regulagem do farol por meio da eletrônica embarcada, porém nossa frota não é tão recente e em muitos carros existe a possibilidade de regulagem mecânica no próprio farol. Estude o seu caso no manual, pois carro muito carregado, pode desregular o foco do farol. 

Lâmpadas queimadas, podem render multa e punição na sua CNH (considerado infração média, o que gera a perda de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e uma multa de R$ 130,16).

Bateria

Normalmente só lembramos desse ítem importantíssimo quando ele falha. Porém, quando ele falha, os problemas são imensos. 
Para fazer uma viagem, leve seu carro a um auto elétrico e faça uma checagem. Verifique e em qualquer sinal de problema, providencie a troca. 

Alinhamento e balanceamento

Esse é o maior investimento que você pode fazer no seu carro. Além de aumentar a segurança da condução, esses dois serviços proporcionam o desgaste correto dos pneus, aumentando bastante a vida útil dos mesmos. 

Além de corrigir eventuais problemas, as rodas são conferidas e eventuais danos podem ser corrigidos ou a roda pode ser trocada. 

Obviamente, não esqueça sempre de conferir a pressão dos pneus.